🌻Duna Press contra a🛡️Guerra Cultural !🚀

Torne-se membro
Religiosidade

Páscoa, a Ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus

-Jesus Ressuscita | Lucas 24:39.

-Na madrugada do primeiro dia da semana, as mulheres foram ao túmulo e trouxeram os óleos aromáticos que haviam preparado.   Então elas viram que a pedra havia sido removida do túmulo.   E elas entraram, mas não acharam o corpo do Senhor Jesus. Elas não sabiam em que acreditar, mas de repente dois homens se colocaram ao lado delas em vestes resplandecentes.   As mulheres ficaram apavoradas e prostraram-se por terra. E os dois lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive?   Ele não está aqui, ele ressuscitou. Lembre-se do que ele disse a você quando ainda estava na Galiléia:  ‘O Filho do homem será entregue nas mãos de homens pecadores e crucificado, e no terceiro dia ressuscitará.’ ‘ Então elas se lembraram de suas palavras.   E voltaram do sepulcro, e contaram todas essas coisas aos onze e a todos os demais. Foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, que o contaram aos apóstolos com as outras mulheres. 11  Mas eles pensaram que tudo era tolice e não acreditaram neles. 12  Pedro, porém, levantou-se e correu ao sepulcro e, quando se curvou diante dele, nada viu senão as roupas de linho. Então ele foi para casa, maravilhado com o que havia acontecido.

As mulheres no túmulo (c.1611-14) – Peter Paul Rubens (1577-1640) ©Museu Norton Simon, Pasadena – By Document.no

Jesus aparece para os caminhantes de Emaús

No mesmo dia, dois discípulos estavam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, a sessenta palcos de Jerusalém, 14  e conversaram sobre tudo o que havia acontecido. 15  Enquanto eles estavam conversando e discutindo isso, o próprio Jesus veio e se juntou a eles. 16  Mas os seus olhos estavam turvos, de modo que não podiam ver; 17  Então ele lhes disse: “Do que vocês estão falando com tanta ansiedade?” Eles pararam e olharam para cima com tristeza, 18  e um, chamado Cleofas, respondeu: “Você deve ser o único visitante em Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá nestes dias.” “O que então?” ele perguntou. “Isso com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele foi um profeta, poderoso em palavras e ações para Deus e todas as pessoas. 20 Mas nossos principais sacerdotes e conselheiros o traiu e o condenaram à morte e o crucificaram. E nós, que esperávamos que fosse ele, o livraria a Israel! Além disso: hoje é o terceiro dia desde que isso aconteceu. 22  E agora algumas mulheres entre nós também nos confundiram. Eles foram ao túmulo esta manhã, 23  mas não encontraram o corpo dele. Eles voltaram e disseram que tiveram uma visão de anjos dizendo que ele estava vivo. 24 E  alguns de nós entramos no sepulcro, e assim achavam, como as mulheres tinham dito; mas elas mesmas não o viram. 
25  Disse-lhes, então: Como sois insensatos e tardos para crer em tudo o que os profetas têm falado! 26 Não deveria o Messias sofrer isso e então ir para a sua glória? ” E ele começou a explicar-lhes tudo o que estava escrito sobre ele em todas as escrituras, desde Moisés e a todos os profetas. 
28  E chegaram à aldeia para onde iam. 29  E rogavam-lhe muito, dizendo: Fica conosco. Está escurecendo à noite e o dia está piorando. ” Então ele entrou e ficou com eles. E aconteceu que, enquanto ele se sentava à mesa com eles, ele tomou o pão e orou, e partiu e deu a eles. 31  Então seus olhos se abriram, e eles o reconheceram. Mas ele se tornou invisível para eles. 32  E disseram uns aos outros: Não ardeu o coração dentro de nós, quando ele nos falou pelo caminho e nos abriu as escrituras? 33 E eles partiram imediatamente e voltaram para Jerusalém. Lá eles encontraram todos os onze e seus amigos juntos, e eles disseram: “O Senhor realmente ressuscitou e apareceu a Simão.” 35 Os  dois contaram então o que acontecera no caminho e como o reconheceram quando ele partiu o pão. 

Jesus aparece aos discípulos

Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, dizendo: “A paz seja convosco”. Eles ficaram apavorados e aflitos, porque pensaram ter visto um espírito. 38  Ele, porém, disse-lhes: Por que estais perturbados, e por que surge a dúvida em vosso coração? 39  Olhe para minhas mãos e meus pés. Eu sou. Toque em mim e veja! Um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. * Assim lhes mostrou as mãos e os pés. •  Quando na alegria deles ainda não podiam acreditar, mas apenas se maravilharam, perguntou-lhes: “Vocês têm alguma coisa para comer aqui?”  Eles lhe deram um pedaço de peixe frito, 43  e ele pegou e comeu enquanto eles observavam. 

Cessão e demissão

E disse-lhes: Isto é o que eu disse, quando ainda estava convosco, dizendo: Todas as coisas que estão escritas sobre mim na lei de Moisés, nos profetas e nos salmos, se cumpriram. 45  Então ele abriu suas mentes para que pudessem entender as escrituras, e disse-lhes: “Assim está escrito: O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome arrependimento e perdão de pecados serão pregados. todos os povos; você deve começar em Jerusalém. Vocês são testemunhas disso. E eis que vos envio a promessa que meu Pai fez. Mas você permanecerá na cidade até que seja dotado de poder do alto.” Então ele os trouxe para Betânia e ergueu as mãos e os abençoou. E enquanto ele os abençoava, ele se separou deles e foi elevado ao céu. Eles caíram de joelhos e o adoraram. Em seguida, eles voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53  Então eles ainda estavam no templo louvando a Deus.

Fonte: O Evangelho de Lucas


Crônica dos fatos Históricos

O fato de que Jesus ressuscitou dos mortos é muito bem testemunhado. Era de fato uma necessidade que deveria ser indiscutível, visto que a ressurreição é o próprio fundamento de nossa santa fé, e é reconfortante pensar que assim é, pois assim nosso fundamento de fé é o mais seguro. 

Após sua ressurreição, Jesus teve o cuidado de aparecer para aqueles que o conheciam melhor antes de sua morte, para que pudessem testemunhar que este era o verdadeiro Jesus com quem eles haviam caminhado por mais de 3 anos. Aquele que três dias antes tinha visto ser pregado em uma cruz, e após 6 horas de sofrimento foi apunhalado com uma lança para que sangue e água corressem de seu lado.

Se Jesus tivesse aparecido apenas para estranhos que não o conheciam antes, isso poderia lançar dúvidas sobre sua identidade. Portanto, ele aparece para homens como Thomas, e o oferece para enfiar o dedo na abertura da unha e a mão na lateral do corpo. Assim, ele nos deu a melhor evidência absoluta de que realmente havia ressuscitado, e obtivemos as testemunhas mais confiáveis ​​de que a ressurreição não foi um engano.

“Olhe para minhas mãos e meus pés; sou eu. Toque-me e olhe! Um espírito não tem carne e ossos, como você vê que eu tenho.” diz Jesus em Lucas 24:39. Este foi um desafio ainda mais crucial para provar sua identidade porque se dirigiu aos homens que o conheceram de perto ao longo de sua obra divina.

Essas testemunhas eram homens que não tinham nada a ganhar dando seu testemunho, mas tudo a perder. Eles eram homens sem educação, completamente incapazes de fraudar o clero e as autoridades. No entanto, a evidência da ressurreição de Jesus tornou-se tão clara que os sacerdotes e as autoridades acharam necessário inventar histórias de roubo para lançar dúvidas sobre o testemunho dos apóstolos. 

Em 1 Coríntios 15: 5-8, Paulo nos dá um resumo das vezes em que Jesus apareceu: 

“Ele apareceu a Cefas e depois aos doze. Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez. A maioria deles vive, mas “Alguns morreram. Então ele apareceu a Jacó, depois a todos os apóstolos. Finalmente, ele apareceu a mim.”

A partir dos relatórios evangelísticos, somos levados a crer que Jesus apareceu pelo menos doze vezes aos seus discípulos, pois alguns desses casos que Paulo menciona podem incluir duas ou três vezes, como “e então pelos doze” pode denotar duas visitas aos apóstolos, pois nos lembramos que Jesus apareceu pela primeira vez a eles quando Tomé estava ausente, e depois quando Tomé estava presente. 

Isaac Ambrose também nos dá um resumo desses eventos. Jesus apareceu primeiro apenas a Maria Madalena, depois aos outros. Em seguida, ele apareceu a Simão Pedro sozinho, depois aos dois discípulos que viajavam juntos para Emaús. Em seguida, aos dez apóstolos quando as portas foram fechadas. Depois, a todos os discípulos quando Tomé estava com eles. Ele apareceu a Pedro, João e outros enquanto pescava no Mar de Tiberíades. Então ele apareceu para quinhentos irmãos de uma vez. Depois, para Jacó (o irmão do Senhor), depois para os onze discípulos da Galiléia. Ele apareceu a todos os apóstolos e discípulos no Monte das Oliveiras antes de subir ao céu e finalmente apareceu ao apóstolo Paulo na estrada para Damasco. Também pode ter havido mais casos do que estes, porque não é certo que todos foram registrados.

A evidência da ressurreição de Jesus é tão clara que quando Gilbert West – um famoso ateu – escolheu esse tema como o ponto de ataque, ele acabou tão impressionado com a abundância de testemunhos da ressurreição de Jesus que ele mesmo se tornou cristão. Cheio de preconceitos, ele sentou-se para pesar as evidências a favor e contra a ressurreição, e ele nos deixou o legado mais valioso com suas dissertações no livro ” Observações sobre a história e evidências da ressurreição de Jesus Cristo “. Gilbert West é, portanto, a história do ateu que deixou sua incredulidade e acabou se tornando um professor de cristianismo.

Não é surpreendente ver como os eventos históricos, que têm apenas um décimo do testemunho da ressurreição de Jesus, são acreditados por todos sem questionar? A assinatura de famosos tratados que afetaram nações, o nascimento de reis e príncipes, comentários de ministros, projetos de conspirações, feitos de assassinos e qualquer evento que tenha marcado pontos de viragem na história nunca são questionados, mesmo que apenas alguns estivessem presentes e testemunhar o que aconteceu.

Testemunhos históricos importantes, portanto, revelaram conter muito menos testemunhas do que aqueles que viram Jesus depois que ele ressuscitou e estavam convencidos de que este era Jesus de Nazaré que foi crucificado, e que agora havia ressuscitado dos mortos. Se todos esses testemunhos da ressurreição de Jesus devem ser negados, então podemos também negar tudo o que é chamado de testemunho. Então, todo homem deve ser tão cético em relação ao seu vizinho que nunca vai acreditar em nada, sem ter visto com seus próprios olhos.

O melhor fato confirmado na história é a ressurreição de Jesus dentre os mortos. Fatos históricos como a existência de Napoleão Buonaparte, ou o esfaqueamento de Júlio César, ou a conquista normanda, estariam tão razoavelmente sujeitos a dúvidas quanto a ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, nenhum desses casos tem tantos testemunhos quanto aqueles que testificam da ressurreição de Jesus. E essas foram testemunhas que foram obviamente verdadeiras, visto que sofreram por seu testemunho. A maioria deles sofreu mortes humilhantes e dolorosas como resultado de seus testemunhos. Na verdade, temos mais e melhores evidências da ressurreição de Jesus do que de qualquer outra coisa escrita na história, seja sagrada ou profana.

Oh, como devemos nos alegrar, nós que colocamos nossa confiança em Jesus Cristo, uma vez que foi estabelecido além de qualquer dúvida que “agora Cristo ressuscitou dos mortos.” (1Cor 15,20).


Ver também:

Quando eles chegaram ao lugar chamado Calvário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Putin recebe a medalha da amizade na China Lula vs Bolsonaro nas redes O Agro é o maior culpado pelo aquiecimento global? Países baratos na Europa para fugir do tradicional O que é a ONU Aposente com mais de R$ 7.000 morando fora do Brasil Você é Lula ou Bolsonaro O plágio que virou escândalo político na Noruega Brasileira perdeu o telefone em Oslo Top week 38